Compras públicas são abordadas em mesa redonda no último dia da Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação

Pasta compartilhou boas iniciativas que possui nesse tema

Compras públicas efetivas são essenciais para implementar políticas públicas de qualidade e a inovação dos procedimentos qualifica, ainda mais, a prestação de serviços aos cidadãos mineiros. Foi com esse mote que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) participou, na manhã desta sexta-feira (4/12), da mesa redonda “Inovar em Compras Públicas: é possível?” no último dia da Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação.

Desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), a Seplag, que participou de outros painéis ao longo da semana, é uma das realizadoras do evento, junto com as secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico (Sede), além da Fundação João Pinheiro (FJP).

A representante da Seplag na mesa redonda foi a servidora do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Virgínia Bracarense Lopes. Para ela, o encontro com representantes de outras instituições, públicas e do terceiro setor, trouxe visões que se complementam sobre o assunto e permitiu discutir possibilidades de melhoria nos processos, como a contratação de soluções de inovação. “A compra pública é representativa em termos de volume financeiro e custos para o Estado. Então, mais importante do que só realizar a compra, é saber qual problema ou necessidade ela vem atender”, reforça.

De acordo com a servidora, o Governo de Minas ganha discussões qualificadas sobre o tema. A princípio, diz Virgínia, o Estado é um ator de grande relevância no contexto nacional por conta das boas experiências já implantadas e em andamento hoje e que merecem ser compartilhadas, como a Central de Compras, as iniciativas de gestão estratégicas de suprimentos (GES) – que já foram feitas anteriormente em Minas –, e, recentemente, com o Projeto do Centro de Compras Compartilhadas, que irá inovar ao mudar a forma como o Estado está organizado para realizar suas compras públicas.

“Além disso, o Governo de Minas também ganha ao ouvir a experiência de outros atores identificando aquilo que se pode repensar e incorporar internamente, como a atuação em rede e a participação mais intensa em debates que tratam sobre o assunto”, reforça Virgínia.

Participaram da mesa representantes da Prodemge, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) do Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo (Lab 0.11) e a o hub de inovação BrazilLAB.

Compartilhamento de experiências

A Seplag também esteve presente, ao longo dessa semana, em outros momentos. Na segunda-feira (30/11), a subsecretária de Gestão Estratégica, Beatriz Góes, participou da cerimônia de abertura da Inova 2020. Na oportunidade, ela salientou o desafio do aprimoramento da gestão pública: “A Inova vai trazer muitos benefícios para que possamos continuar esse trabalho prioritário para o governo”.

Na quinta-feira (3/12) pela manhã, o superintendente Central de Governança Eletrônica, Lucas Vilas Boas, mediou o painel “Experiências de implementação da LGPD pela Administração Pública”, que contou com um público de cerca de cem pessoas. No encontro, o gestor lembrou que a Seplag é a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre o tema no Estado e reconheceu a importância de escutar colegas de outros órgãos e entidades sobre a aplicação da lei no serviço público.

No período da tarde, a diretora Central de Inovação da Ação Governamental da secretaria, Isabela Gontijo Tolentino, e a servidora Débora Miranda, compartilharam suas vivências sobre experiência do usuário (user experience) para aproximadamente 80 pessoas. A diretora expôs os trabalhos feitos pelo Governo de Minas nesse sentido com o Laboratório de Inovação (LAB.mg) e disse que o evento deixa uma mensagem de que há muitos métodos para a escuta estruturada do cidadão mineiro.

Já nesta sexta-feira (4/12), houve a premiação dos vencedores do Prêmio Inova Minas Gerais. O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, participou da cerimônia de abertura.

Semana de Inovação

A Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação teve início na segunda-feira (30/11), com a programação repleta de eventos e exercícios. Gratuito e aberto ao público, neste ano foi realizada de maneira remota. Conforme a programação, foram mais de 70 atividades, divididas em sete trilhas de conhecimento: data science, blockchain, tecnologias, segurança, mentalidade ágil e inovação, gestão e inovações da Prodemge.

Para acessar outras informações sobre o evento, que teve participação de representantes de instituições da administração pública, do mercado e de universidades, clique aqui.