Seplag promoverá webinários para fomentar a participação de empreendedores nas licitações do Estado
No evento, que vai do dia 27/7 a 4/8, será também lançado o Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), além abordados temas como orientações para participar das licitações, contratações e pesquisa de preços, entre outros.
Com o objetivo de fomentar a participação de empreendedores nos processos de licitações do Estado, o Governo de Minas realizará nos dias 27 e 28 de julho e 3 e 4 de agosto, às 18 horas, o webinário “Central de Compras Governamentais de MG – Como participar das licitações do Estado?”. As inscrições estão abertas ao público e podem ser realizadas gratuitamente no Sympla. Clique aqui para acessar o link.
A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), irá reunir especialistas para tratar sobre a temática de licitações: como funciona o processo, casos de sucesso, participação em pregão eletrônico, realização de cadastros, entre outros tópicos.
O webinário integra as ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Seplag, Sebrae e Sede no último mês de abril para ampliar a participação dos pequenos negócios nos processos de compras públicas estaduais, apoiando e fortalecendo as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais.
“É do interesse do Estado de Minas Gerais aperfeiçoar, cada vez mais, o processo de licitação e compras públicas, beneficiando todos os envolvidos. O webinário é uma oportunidade para as empresas e entidades que buscam competitividade se capacitarem no assunto e de estarmos mais próximos dos nossos fornecedores”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Painel de Contratações
No webinário, será também lançado o Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), outra iniciativa prevista no acordo de cooperação, em que será feito o monitoramento do volume de recursos direcionados para contratações de empresas enquadradas na Lei Complementar (LC) 123 – o estatuto jurídico de microempresas e empresas de pequeno porte.
O painel irá viabilizar alternativas para ampliar a participação destes empresários nos processos e será gerido pela Seplag em conjunto com o Sebrae Minas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, reforça a relevância da capacitação e do novo Painel. “O atual momento político, econômico e social do país eleva ainda mais a importância de se aprimorar a atividade de compras públicas. O acordo de cooperação celebrado entre o Governo de Minas e o Sebrae promove ainda mais o uso adequado do poder de compra do Estado, ajudando a desenvolver economicamente regiões e setores, uma vez que capacitará as empresas e gestores públicos e privados, além de gerar espirais positivas que fortalecem a formalização do trabalho e das empresas", considera.
A iniciativa reforça as ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado e ao compartilhamento e disseminação de informações. “O sucesso dos nossos procedimentos contribui com o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, deixa o Governo mais próximo de seus fornecedores”, afirma o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Matias.
O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, assinala, nesse sentido, que os pequenos negócios são a base da economia mineira e podem contribuir ainda mais com o desenvolvimento local à medida que tiverem melhores oportunidades de participar das compras feitas pelo Estado.
“Este é o objetivo da nossa parceria com o Governo de Minas: descomplicar processos, estimular a participação do segmento nos editais e oferecer ferramentas, como o Painel de Contratações do Estado, que vai proporcionar uma melhor avaliação do mercado e a construção de estratégias estaduais para aumentar as contratações dos pequenos negócios mineiros”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
27/07 - COMO PARTICIPAR DAS LICITAÇÕES? CADASTROS E SISTEMAS
- Abertura
Luísa Barreto, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão
Rodrigo Matias, Subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados
Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico
João Cruz, Diretor Técnico do SEBRAE-MG
- Central de Compras, Compras centralizadas e o Sistema de Registro de Preços - Como funciona?
Jafer Alves Jabour, Superintendente da Central de Compras Governamentais
- Como faço para participar das licitações da SEPLAG?
> Como realizar o Cadastro do fornecedor no sistema CAGEF?
Raphael Martinelli, Diretor de Normas e Cadastros do Centro de Serviços Compartilhados e responsável pela gestão do Cadastro de Fornecedores.
> Como participar do pregão eletrônico?
Rita Ribeiro, Coordenadora da Central de Compras
28/7 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - PAINEL ME/EPP
- Abertura
Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais
- Apresentação do Painel de Contratações do Estado com ME e EPP - Acordo de Cooperação Técnica SEPLAG X SEDE X SEBRAE
Rodrigo Matias, Subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados
Douglas Cabido, Subsecretario de Desenvolvimento Regional, presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo e Secretário Geral do Forum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Felipe Brandão de Melo, Gerente de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.
- Conceito geral de ME e EPP e seus direitos nos procedimentos licitatórios
Ianka Barros, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Central de Compras do Estado de Minas Gerais.
03/08 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - MATERIAIS COMUNS
- Abertura
Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais
- As diversidades de objetos adquiridos pela Central de Compras | Medicamentos como exemplo de Centralização | Importância da correta apresentação de documentos que comprovem as características dos objetos (folders, catálogos, prospectos e afins).
Tomaz Teodoro Patrocínio, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Central de Compras do Estado de Minas Gerais.
- Cases de sucesso e dados relevantes sobre a contratação centralizada de materiais
Hugo Salgado, Assistente na Central de Compras do Estado de Minas Gerais
04/08 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - SERVIÇOS COMUNS
- Abertura
Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais
- As principais particularidades na aquisição de serviços
> Serviços padronizáveis e contratações centralizadas
Jafer Alves Jabour, Superintendente da Central de Compras Governamentais
> Pesquisa de preços e a necessidade de abertura dos custos unitários
Rita Ribeiro, Coordenadora da Central de Compras
> Importância da padronização das unidades de medida e fiscalização dos contratos
Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais
- Cases de sucesso e dados relevantes sobre a contratação de serviços pela SEPLAG
Hugo Salgado, Assistente na Central de Compras do Estado de Minas Gerais